Descrição da Postagem

SET22
Todo o poder das algas.
  • Quarta, 22 de Set de 2010 - 17:37:26
  • Fonte: ESTADO DE MINAS - MG

    Brasília - Responsáveis por quase metade do oxigênio liberado na atmosfera, as algas marinhas são mais que ingredientes do sushi ou o ?matinho? irritante que se prende nas pernas de banhistas na praia. Diversas pesquisas mostram que elas podem ser transformadas em remediadoras ambientais (como ajuda contra danos à natureza), fármacos, cosméticos e até biocombustíveis. Isso com a vantagem de ser uma matéria-prima que não precisa de terra para brotar nem água doce para vingar. Cultivadas no mar ou em piscinas, dispensam também o uso de fertilizantes e pesticidas.

    Divididas em dois grupos, micro e macroalgas, essas plantas superpoderosas são organismos ricos em polissacarídeos/açúcar (as macros) e lipídios/gorduras (as micros), necessários para a produção de biodiesel. Como estão expostas às adversidades, as algas desenvolvem sofisticadas moléculas químicas, como agentes metabolizantes secundários, diferentemente de estruturas de plantas terrestres. As espécies mais usadas nas pesquisas são a Gracilaria domingensis, Gracilaria birdiae, algas vermelhas brasileiras, e Kappaphycus avarezii, originárias das Filipinas. Delas, são extraídos a carragena e o ágar, muito úteis na produção de alimentos e remédios.

    Apostando nos benefícios dessas plantas, o professor de bioquímica Pio Colepicolo Neto, da Universidade de São Paulo, coordena projeto de exploração das algas marinhas e o uso da sua biomassa como fonte de remédios e de recursos biológicos economicamente viáveis para o tratamento de áreas degradadas. ?Elas podem tratar águas poluídas, pois
    Comente: " Todo o poder das algas. "

    * Nome Completo:
    * Título:
    Comentário:


    * Digite o codigo: