Descrição da Postagem

SET21
Rem‚dio pode despertar virus adormecido?
  • Terça, 21 de Set de 2010 - 11:47:27
  • Fonte: CORREIO BRASILIENSE - DF

    Estudo realizado por pesquisadores franceses concluiu que algumas formas de alergia medicamentosa são, na verdade, ocasionadas pelo despertar de vírus ?adormecidos?, e não o resultado de uma reação do organismo ao remédio como se acreditava. ?A síndrome da hipersensibilidade, assim chamada porque o sistema imunológico reagiu excessivamente, surge pelo menos três semanas após a administração do medicamento?, indicou a pesquisa, publicada na revista americana Science Translational Medicine.

    Rara, essa síndrome ?simula um quadro infeccioso ? febre, gânglios, erupção cutânea ? e pode atingir os pulmões, os rins, o fígado e o coração?, segundo informações do professor Philippe Musette, coordenador da pesquisa, que consumiu sete anos de trabalhos. ?A mortalidade é de cerca de 10%?, destacou Musette.

    Os medicamentos ? normalmente os antiepiléticos, os antibióticos, e também o allopurinol (contra a gota) ? despertam, em algumas pessoas que seriam geneticamente predispostas, o vírus de Epstein Barr (EBV/VEB), da família Herpes (herpes, varicela-zoster, HHV6, CMV-mononucleose, etc.), que normalmente fica em estado ?adormecido? no organismo. ?O risco de hipersensibilidade a um antiepilético como o Tegretol (carbamazepina) é de 1/8.000?, assinalou.

    Hipersensibilidade
    Participaram da pesquisa 40 pacientes que apresentavam hipersensibilidade ou a chamada reação Dress (uma reação ao medicamento com excesso de linfócitos sanguíneos eosinófilos ligados à alergia e aos sintomas alérgicos cutâneos e viscerais).

    Em 76% dos pacientes, os pesquisadores observaram a multiplica&
    Comente: " Rem‚dio pode despertar virus adormecido?"

    * Nome Completo:
    * Título:
    Comentário:


    * Digite o codigo: