Descrição da Postagem

SET21
Alcoolatras tem falhas de memoria, mas nao admitem
  • Terça, 21 de Set de 2010 - 11:31:56
  • Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO - SP

    Alcoólatras têm deficits de memória e superestimam a própria habilidade de guardar informações. É o que mostra pesquisa a ser publicada no periódico "Alcoholism: Clinical & Experimental Research", em novembro.

    O estudo, conduzido pela Universidade de Caen Basse-Normandie, França, comparou a capacidade de memorização de 28 dependentes de álcool com a de 28 abstêmios.

    Todos precisavam decorar 20 associações de palavras e rememorá-las após 20 minutos. Os alcoólatras sempre falhavam em recuperar as associações, mesmo tendo respondido antes que eram plenamente capazes disso.

    Os autores concluíram que os dependentes não tinham consciência de seus problemas de memorização e superestimavam as próprias capacidades mentais.

    NEGAÇÃO
    Segundo o psiquiatra Arthur Guerra, presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, os resultados do estudo reforçam comportamentos que são frequentes entre alcoólatras.

    Esses dependentes sofrem alterações psicológicas importantes, daí a negação do problema e a tendência de acreditar que podem largar o vício quando bem entenderem, conforme Guerra.

    Essa superestima do alcoólatra pode ser desastrosa para o tratamento, segundo Sonia Brucki, neurologista do Hospital das Clínicas.

    "Ele acha que está muito melhor do que está, não percebe o deficit e continua bebendo, achando que não precisa de tratamento", diz.

    RITMO BIOLÓGICO
    Outra pesquisa, que será publicada na mesma ediç&
    Comente: " Alcoolatras tem falhas de memoria, mas nao admitem "

    * Nome Completo:
    * Título:
    Comentário:


    * Digite o codigo: